Ametista do Sul

É uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, com 8.000 habitantes, movida principalmente pela mineração e a extração da pedra preciosa, a ametista.
A pedra ametista é considerado o mineral símbolo do Rio Grande do Sul, seguido pelo cultivo de uvas e em terceiro lugar pelo turismo.
Conhecida como a Capital Mundial da Pedra Ametista, nossa cidade atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, pois a comercialização de pedras preciosas e semipreciosas, jóias, artesanato local, vinhos, espumantes, uvas, sucos e licores, além de outros produtos rurais, fazem de Ametista do Sul um destino turístico imperdível.
A cidade está encravada nas bucólicas serras do norte do Rio Grande do Sul, tendo o privilégio geológico de possuir as maiores jazidas de ametista do mundo, inegável riqueza mineral, que é extraída e processada no próprio município.
Favorecida por estas dádivas da natureza, a cidade também adotou o turismo como fonte de desenvolvimento, já que atrativos não faltam para emocionar nossos visitantes.

Pontos Turísticos

Trenzinho das Pedras

O passeio de Trenzinho das Pedras é um passeio diferenciado onde o visitante tem a oportunidade de conhecer as belas paisagens da cidade e interior, em contato com a natureza. E ainda desfrutar de belos mirantes e paisagens, com vistas para os garimpos ativos, isso tudo com conhecimento e muita diversão. O trenzinho das pedras vai funcionar todos os dias da semana e finais de semana, sendo que para excursões atenderá com agendamentos e para turistas com carro particular no mínimo 15 pessoas atenderá pela parte da tarde ás 13:00horas. O trenzinho ficará disponível em frente a Igreja São Gabriel.


Acesse o site
Trenzinho das Pedras

Igreja Matriz São Gabriel

Tem seu nome dedicado ao Arcanjo Gabriel e seu atrativo maior é ser a única igreja no mundo revestida com pedras preciosas, num total de 40 toneladas destes minerais, sendo um ambiente temático com pinturas que relatam passagens bíblicas e uma pia batismal formada por um único geodo, pesando 500 quilos.

Igreja Matriz São Grabriel

Pirâmide de Energização

Local para energização através de cristais de ametista. Visitantes procuram a pirâmide para meditação.

Generic placeholder image

Garimpo em Atividade

Com um passeio em meio a mata nativa, essa trilha tem por objetivo proporcionar o contato do visitante com a natureza, levando-o até um garimpo em funcionamento. Um garimpeiro e um guia explicam o trabalho dos garimpeiros, demonstrando todo o processo da retirada de um geodo até sua extração.

Generic placeholder image

L.P. Minerais

A maior loja de Minerais do Município de Ametista do Sul, tem uma variedade imensa de minerais encontrados no município para comercialização. Também conta com a demonstração do processo de beneficiamento da pedra Ametista.

Generic placeholder image

Vinícola Ametista

Ambiente único no mundo para o cultivo de uva, clima excelente para a maturação tornaram-se um dos diferenciais da Vinícola Ametista. Desde o cultivo ao envelhecimento de vinhos finos e de mesa ao processo de armazenagem em galerias subterrâneas (cerca de 300 metros de profundidade) dão aos produtos a temperatura e umidade excelente. A experiência de um passeio por galerias repletas de cristais de pedras ágatas e de ametista servem para o visitante observar todo o processo inovador, além, de ser um convite único de degustação num ambiente inesquecível.

Generic placeholder image

Ametista Parque Museu

São mais de 1500 exemplares de Minerais de raríssima beleza, onde é possível apreciar a pedra ametista mais valiosa extraída até hoje em 60 anos de extração, pesando 2.500 quilos e fazer um passeio nas galerias subterrâneas, conhecendo o processo de origem e extração das pedras preciosas, além de passeio motorizado em uma mina desativada.

Generic placeholder image

Shopping das Pedras

São 20 lojas com grande variedade de joias, semi jóias e artesanatos, fabricados pelos artesões que expõe e vendem a mercadoria no local.

Generic placeholder image
Subir